Clientes

CASSANGUE – IGUALDADE DE OPORTUNIDADES 

A ONG Cassangue – Igualdade de Oportunidades, atuante na cidade de Alvorada (RS) desde 2009, é uma entidade sem fins lucrativos que busca criar um espaço para discussão e implementação de políticas públicas para a comunidade negra. Seu nome é uma palavra de origem africana, que tem por significado “grupo de negros da África”, referindo-se a uma região da Angola, na fronteira com a República Democrática do Congo. 

A cidade de Alvorada nasceu como Distrito de Viamão, com a denominação Passo do Feijó, através da Lei nº 216, de 22 de setembro de 1952. Somente em 17 de setembro de 1965 a Lei Estadual nº 5.026 garantiu a emancipação política do Passo do Feijó, que passou, então, a chamar-se Alvorada. Atualmente, sustenta o título de a Capital da Solidariedade e sua população conta com 211.233 habitantes. Possui 27 escolas municipais, 17 escolas estaduais e 6 escolas particulares (http://www.alvorada.rs.gov.br/).

A Cassangue, baseada em valores como coletividade e solidariedade, promove atividades educacionais, culturais, esportivas e de lazer que contribuem para manter viva a memória da cultura afro-brasileira. Entre seus projetos estão oficinas de capoeira, teologia africana, mostras culturais, participação em debates e congressos relativos à questão, além do apoio a campanhas de conscientização e saúde no município. Por não possuir sede própria, realiza suas atividades geralmente em terreiras, utilizando-as como espaços de saúde, lazer e cultura. Mantém-se por meio da solidariedade daqueles que enxergam a importância do trabalho que realiza.

Atuante desde 2009 na cidade vizinha de Porto Alegre, a ONG Cassangue tem por principal finalidade promover a igualdade racial, por meio da divulgação da cultura negra e pela busca de implementação de políticas públicas para a população afrodescendente do Rio Grande do Sul.

AELCA 

A Associação Evangélica Luterana da Caridade (AELCA) é uma entidade assistencial que atua na região leste de Porto Alegre, no bairro Vila Jardim. O bairro foi criado em 7 de dezembro de 1959 pela Lei n° 2.022. A Vila Jardim está localizada entre os bairros Chácara das Pedras e Jardim Itu-Sabará. A maior parte da população do bairro é oriunda do interior do Estado do Rio Grande do Sul. Caracteriza-se como bairro de classe média baixa, sendo predominantemente residencial, com um pequeno comércio e serviços dispostos em suas duas principais vias, as avenidas do Forte e Saturnino de Brito.

O bairro Vila Jardim possui 14.450 habitantes, representando 1,06% da população do município. Com uma área de 1,43 km², representa 0,30% da área do município, sendo sua densidade demográfica de 10.104,90 habitantes por km². A taxa de analfabetismo é de 4,2% e o rendimento médio dos responsáveis por domicílio é de 6,8 salários mínimos (Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre e IBGE– Censo 2010.           

A AELCA possui reconhecimento de utilidade pública dos governos municipal, estadual e federal, registrada sob o CNPJ n° 92931898.0001-30, atendendo à Lei municipal n° 3.709, de 21.11.1972, Decreto estadual n° 21.370, de 15.10.1971, e Lei federal n° 6.724/1995, Filantropia, e Decreto n° 158, de 27.12.1995.

Surgiu em 10 de novembro de 1968, quando a instituição foi fundada com o nome de Casas Lares em uma casa de família que atendia a 15 crianças. Em 1982, recebeu uma doação anônima com a qual foi construído um prédio de dois andares que passou a funcionar exclusivamente como creche. Atualmente, tem capacidade para dar assistência a mais de duzentas crianças na faixa etária de zero a 14 anos, com os programas de Educação Infantil (que atende crianças de zero a seis anos, em turno integral) e Serviço de Apoio Socioeducativo (que atende 80 crianças de 6 a 14 anos, com três turmas divididas por faixa etária compatível e funciona em contraturno escolar). Mantém-se por meio de doações, associados, convênios e promoções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores