sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

AG3 Comunicação e ONG CASSANGUE 2013/2

             Na disciplina Agência de Comunicação III - AG3 Comunicação, segundo semestre de 2013, os 20 estudantes tinham que prestar assessoria em Relações Públicas com organizações não governamentais, sem fins lucrativos, bem como manter atualizado do Blog da AG3 Comunicação (http://ag3comunicacao.blogspot.com.br/p/a-agencia.html.
                 A partir da lista dos clientes: 1 Associação Evangélica Luterana de Caridade (AELCA) e 2. CASSANGUE:  Igualdade de Oportunidades, mais três nomes foram incluídos. Após aprovação dos alunos considerou-se que o número de dois clientes seria suficiente diante do cenário da disciplina definido na súmula: Planejamento, execução e avaliação de campanha institucional de relações públicas.
                 Desta forma, aprovou-se por votação a manutenção do cliente dois, e o ingresso de um novo cliente, anteriormente, listado pelos alunos. Com o terceiro cliente foram estabelecidos vários contatos, mas não foi possível dar andamento aos trabalhos.
                 Então, o formato definido pela turma 2013/2 foi o de prestar assessoria em relações públicas com ONG CASSANGUE, representada pela presidente Carla Cavalheiro, que tem como objetivo lutar em prol dos direitos da População Negra: políticas públicas e saúde. Concomitante ao atendimento da  CASSANGUE, os alunos debateram a estrutura e os processos internos da AG3. Assim, designaram o modelo organograma, briefing e fluxograma. http://ag3comunicacao.blogspot.com.br/p/a-agencia.html.
                 Durante o atendimento, várias pesquisas foram realizadas sobre a ONG e sua causa em redes sociais e na Internet, bem como no documento: plano de comunicação 2013/1. Para estabelecer e manter um relacionamento com os públicos de interesse da AG3 foi necessário divulgar vários releases no Blog  http://ag3comunicacao.blogspot.com.br/.
                 A partir dos núcleos da AG3: atendimento, planejamento, pesquisa, criação e mídia foram definidas estratégias de atuação.  Primeiro, receber a presidente da ONG na Fabico. Segundo, apresentar um diagnóstico e prognóstico de comunicação institucional. O terceiro momento uma conversa de roda entre os alunos e a presidente da CASSANGUE, com objetivo de apresentar e negociar alguns compromissos, entre eles: a linha do tempo, o Folder Saúde da População Negra, uma nova identidade (não aprovada), a reformulação do Histórico (a definir), o Manual de utilização da Fanpage, um modelo padrão de PPT Institucional, a criação da Fanpage no face book https://www.facebook.com/cassangue e, a reorganização do Blog http://ongcassangueigualdadedeoportunidades.blogspot.com.br/.
                 E, por fim, para finalizar e divulgar o trabalho desenvolvido durante o semestre apresentou-se o Plano de Comunicação e Estudo de Caso CASSANGUE – Igualdade de Oportunidades.

Porto Alegre, 19 de dezembro de 2013.

Por João Carissimi

relações-públicas, conrerprs n. 969

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores