terça-feira, 18 de junho de 2013

ONG Cassangue participa de evento na Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Mesa de autoridades

A presidente da ONG Cassangue, Carla Cavalheiro, participou no dia 14 de maio (terça-feira), do seminário “O resgate do 13 de maio e o Museu do Negro no Rio Grande do Sul”, realizado no Plenário Ana Terra da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. O evento foi promovido pelo Congresso Nacional Afro-Brasileiro (CNAB), em parceria com o Gabinete do Vereador Tarciso Flecha Negra (PSD/RS), e tinha a intenção de incentivar a reflexão sobre a Luta contra o Racismo e pela Liberdade, além de dar visibilidade ao projeto de Lei que criou o Museu do Negro no Rio Grande do Sul, aprovado em 2010.
A mesa de abertura do evento foi composta pelas seguintes autoridades:
  • Sra. Josiane Rodrigues de Oliveira, presidente do CNAB/RS (mediadora);
  • Sr. Tarciso Flecha Negra, Vereador de Porto alegre, autor do projeto de Lei que criou o Museu do Negro no RS;
  • Sr. Bernardino Vendruscolo, Vereador de Porto Alegre e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre;
  • Sra. Carla Cavalheiro, presidente da ONG Cassangue;
  • Sr. Antônio Saldanha, membro do Conselho Estadual de Educação
Em seu pronunciamento, a presidente da Cassangue aproveitou para parabenizar a iniciativa do CNAB, lembrando que espaços para debate como esses são recentes. Além disso, Carla chamou a atenção para a dificuldade de se aplicar a Lei 10.639, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas e particulares de educação e que o Museu do Negro no RS vai contribuir bastante nessa tarefa.
Os debates seguiram em dois painéis, o primeiro deles intitulado “Zumbi dos Palmares e os Movimentos Quilombistas - luta tem que continuar!”, que contou com a presença de Nattalia Machado, secretária-geral do CNAB/RS, como mediadora. Os painelistas eram Waldemar de Lima Pernambuco, representante do movimento quilombista; Denise Iashodã, fundadora da Comunidade da Morada da Paz do município de Triunfo; e Fabiane Xavier, secretária do Quilombo do Areal, de Porto Alegre. Já o segundo painel, nomeado “Abolição da escravatura no Brasil” + “Museu do Negro no RS”, contou com a presença de Josiane Rodrigues de Oliveira, presidente do CNAB/RS, como mediadora; Carmen Lucia de Oliveira (Yá Carmen de Oxalá), da ASSOBECATY; Adiles da Silva Lima, Lanceira Negra contemporânea e representante do Senador Paulo Paim; e do Vereador Tarciso Flecha Negra, além de Iosvaldyr Carvalho Bittencourt Júnior, jornalista e antropólogo. Como o museu ainda aguarda destinação de recursos, a mobilização das entidades é fator importante para pressionar a administração pública no sentido de tornar o projeto uma realidade.
Ao término do evento, Carla Cavalheiro foi convidada a desenvolver um projeto para a Unesco em Alvorada. Essa é uma oportunidade importante que pode trazer resultados positivos para a ONG. 
Carla Cavalheiro (Cassangue), Ângelo e Daiane (Núcleo Cassangue da AG3)

Carla Cavalheiro (Cassangue), Prof. Me. João Caríssimi (UFRGS) e Daiane (AG3)

Grupo Relacionamento
AG3 – Agência de Comunicação 3
e-mail: agenciadecomunicacao3@gmail.com
endereço: FABICO (Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação),
Rua Ramiro Barcelos, 2705 / sala 104
Bairro Santana - Porto Alegre/ RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores